5 Favoritos: Marcas de maquiagem para pele negra

maquiagem para pele negra

  10 a cada  10 mulheres negras tem dificuldade de encontrar maquiagem para o tom exato da sua pele negra. Assim como tantas outras áreas, os cosméticos quase nunca são criados dando a devida atenção que nossa pele precisa. Desafio alguém aqui a me dizer que nunca ficou com o rosto completamente cinza ao usar algum produto para pele intitulado de tom ”escuro”.

maquiagem para pele negra

  A situação vem melhorando e as marcas estão, ainda que em um ritmo menos acelerado do que idealizamos, entendendo que  nós, mulheres negras, somos uma enorme parcela do mercado e precisamos de produtos pensados exclusivamente para nossas peles, e não os adaptados de outros tons que quase nunca atendem nossas necessidades.

  No post de hoje selecionei 5 marcas que trazem maior variedade de tons de base para negras, o meu critério foi: Marcas que podem ser encontradas no Brasil e que tenham um número maior que 3 tons para nós. Eu sei, 3 tons não é nem de longe uma quantidade que consiga contemplar todos os tons de pele negra encontrados, mas em tempos que o mais popular é ” claro, médio e escuro”, é necessário incentivarmos marcas que vão além dessa tríade excludente.

  Não foi fácil! As marcas, principalmente as nacionais, estão MUITO longe de disponibilizar variedade para pele negra, no geral lançam 5 tons e 2 deles são para pele negra. DOIS.

5 – O Boticário

  Marca nacional que atendeu os quesitos do post e ainda assim me deixou deprimida. No site é possível encontrar 8 tipos de base, mas só duas que nos contempla. Infelizmente as 6 restantes não fogem muito da tríade excludente.

Maquiagem para pele negra

Dá pra melhorar!!

Maquiagem para pele negra

3 tons

Maquiagem para pele negra

Aqui sim,  5 tons!

4 – Natura

Marca nacional que melhor nos contempla! No site encontrei 10 tipos de base e 4 tem uma variedade maior para tons negros. Outras bases não chegam aos mínimos 3 tons para negras, ficam ali com 2 tons.

maquiagem para pele negra

5 tons

maquiagem para pele negra4 tons

maquiagem para pele negra

3 tonsmaquiagem para pele negra

3 tons

3 – Mary Kay

  Marca originada em Dallas – EUA, a Mary Kay é fácil de encontrar em solo nacional. A venda é realizada através de consultoras e para encontrar alguma basta inserir seu CEP no site da marca. Apesar de um pouco confuso, identifiquei 6 bases disponíveis e nenhuma delas está na tríade ” claro, médio, escuro”. Todas, TODAS as bases disponíveis tem maior variedade de tons para pele negra, os únicos produtos que ficam aquém são o CC Cream e a Base de cobertura Média ( com apenas 2 tons para pele negra).

maquiagem para pele negra

maquiagem para pele negra

Vale lembrar que essa mesma base tem a opção para peles secas, com a mesma variedade de 7 tons <3

maquiagem para pele negra

3 tons

2 – Make Up For Ever ( MUFE )

  Marca de origem francesa que é EXTREMAMENTE consciente da variedade de tons de pele e acredite em mim, você vai encontrar o tom da sua pele dentre as cores disponíveis. Sim, ela é cara mas os produtos são de ótima qualidade e podem ser encontrados na Sephora. No site encontrei 5 bases disponíveis E TODAS tem no mínimo 4 tons para negras. Para vocês entenderam quando eu digo que tem variedade, a base Ultra HD foi lançada com 25 tonalidades disponíveis, 7 delas para negras.

maquiagem para pele negra

1 – MAC

  Marca de origem canadense muito popular no mundo todo! Aqui no Brasil é possivel comprar seus produtos online ( na Sephora ou no site da marca) ou em lojas físicas da Mac. A gama de variedade de tons é enorme, os tons são subdivididos entre  N, NC, NW que indica se sua pele tem o sub tom neutro, amarelado ou rosado. Não sei dizer ao certo quantas opções de cores a MAC tem disponível, uma vez acredito que a partir do tom NC 45 já pode ser usado em peles negras e as cores vão até NC 55 e quado você pensa que acabou, tem as cores do subtom NW. O meu tom já é o NW 35 e tem cores disponíveis até o NW 55.

maquiagem para pele negra

  As coisas estão melhorando e cada vez mais encontramos opções para não usarmos uma máscara cinza no rosto. Há muito o que melhorar e cabe à nós também cobrar essa diversidade das marcas e consumir daquelas que nos representam. Semana que vem o papo é cores de batons!

Escrito por Amanda Kock


Campinas - SP

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *