Colorismo: Descubra quais cores te favorecem!

 Colorismo é um estudo das cores que nos ajuda, dentre diversas outras situações, a identificarmos qual é a nossa cartela de cor adequada, se baseando em dados como o nosso subtom de pele. Com o colorismo é possível encontrar quais cores de cabelo, roupa, maquiagem e tantos outros fatores que nos rodeiam são as que mais ficam bem e trazem harmonia, um ar de saúde e muitos outros benefícios. Hoje no post vou falar um pouco sobre o estudo, como descobrir seu subtom de pele e quais são as tais paletas de cores para cada um.

  O primeiro passo é descobrir se sua pele pertence aos tons quentes ou frios. Veja a cor das suas veias no pulso, se elas forem verdes, isso te inclui na categoria dos tons mais quentes, se elas forem tons de roxo ou azul isso te inclui nas categorias de tons mais frios e por fim, se as suas veias forem um mix e aparecem tons verdes e roxos isso te inclui nos tons neutros.

colorismo-quais-cores-favorecem-veias

Fonte das imagens na montagem: Renata Meins.

  Segundo fator são as cores dos seus olhos: Se a cor do seu olho tem um fundo mais marrom, caramelo é tom mais quente, se o fundo for mais acinzentado é frio.

colorismo-cores-que-favorecem-olhos

  Um terceiro fator é perceber quais tonalidades de jóias ficam melhores na sua pele: Se forem as douradas, seu subtom é quente e se forem as pratas seu subtom é frio. Se nos testes anteriores suas características são em alguns quente e em outros frio, seu subtom é neutro. Na imagem abaixo foi realizado um teste em uma pessoa que tem o subtom de pele quente. Percebem que a região próxima da boca fica bem amarelada ao colocar o tecido prata,  já com o tecido dourado a região fica mais clara e uniforme com o resto do rosto.

colorismo-quais-cores-favorecem-pele-quente

Fonte: Renata Meins.

Após identificar seu subtom é hora de identificar suas estações: Tem tem o subtom quente pode ser Outono ou Primavera, já quem tem o subtom frio pode ser Inverno ou Verão.

Para subtons quentes: Cabelos escuros Outono, cabelos claros Primavera.

Para subtons frio:  Cabelos escuros Inverno, cabelos claros Verão.

 

colorismo-quais-cores-favorem-0

Cada estação tem uma paleta de cor favorável e isso não te impede de usar nenhuma cor, só facilita na hora de encontrar qual tom da cor fica melhor para você.

paleta

Fonte: julianaariza.com.br

Na imagem abaixo a J Lo, que tem o subtom quente, usando dois tons diferentes de verde. Veja como o tom mais escuro ( mais adequado para peles quentes ) deixa sua pele mais natural, enquanto o tom mais claro a deixa mais pálida.

colorismo-cores-que-favorecem-pele-quente

Fonte: Renata Meins.

  Na hora de escolher o tom do seu cabelo é importante levar em conta o subtom da cor escolhida. Loiros mais acinzentados, platinados ficam mais adequados em peles de subtom frio. Isso não te impede de usar loiros claros se o seu subtom for quente pois existem tons de loiro mais dourados que também são claros.

Primeiro exemplo é a Claire Danes. A atriz tem o subtom quente, veja como o loiro mais dourado a deixa com a pele mais corada,  a harmonia é maior, enquanto que com o loiro mais frio ela fica mais pálida.clare

Fonte: Renata Meins.

  O mesmo acontece com Beyoncé. A cantora tem o subtom de pele quente, logo os loiros mais dourados ficam melhor. Isso não tem a menor relação com o fato dela ser negra, a Tyra Banks é um exemplo de negra com o subtom frio que fica bem com loiros mais acinzentados.

colorismo-beyonce-tyra

  O mesmo vale para cabelos ruivos e castanhos. Ruivos acobreados ficam melhores para subtom quente enquanto o ruivo de fundo azul fica melhor para subtom frio. Cabelos escuros de subtom castanho ficam melhores para subtom quente e de fundo azulado fica melhor para subtom frio.

colorismo-ruivo

  Vale lembrar que a intenção do colorismo não é determinar quem ”pode ou não pode” usar determinadas cores, todo mundo pode tudo, a intenção é facilitar a identificação de qual tom de cabelo, roupa ou maquiagem fica mais harmônico com a sua pele

Escrito por Amanda Kock


Campinas - SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *