Inspiração do Pinterest: Lombo Agridoce

Olá, sou Janaina e fico muito feliz em dividir a coluna de receitas com a Fernanda! Será um prazer cozinhar e comer com/para vocês! Aline e Amanda, obrigada pelo convite <3
No meu primeiro post, trago uma adaptação de uma receita que vi no Pinterest e muito me chamou a atenção pela beleza do prato e os sabores presentes. Mas, como nada é perfeito, adaptei alguns sabores para agradar a todos de casa, e acabei fazendo um clássico de forma diferente, o famoso lombo com abacaxi.

Ingredientes:
(Receita para 3 a 4 pessoas)

  • 1,5kg de lombo suíno ou filé mignon suíno. (Se optar pelo filé, aumente a quantidade, pois ele é pequeno, na receita original, usou-se filé, mas não encontrei e substituí pelo lombo).
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 col. chá de páprica picante
  • 1 galho de alecrim
  • 1 col. de chá de alho
  • Ervas Finas a gosto
  • ¼ de um abacaxi grande
  • ½ cebola média
  • Azeite
  • Vinagre ou limão para a marinada.(A quantidade de temperos pode variar de acordo com o tamanho da peça de carne, ou com o gosto de cada um.)

Preparo da Carne:

Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
É comum encontrar a peça de lombo no mercado ou em açougues, mas muitas vêm com o osso. Se possível compre sem, ou peça para o açougueiro retirar. No caso do filé suíno, ele já vem pronto para o uso.
Abra a peça em formato borboleta, sem cortar até o final. No caso do lombo estar muito grande, o que foi meu caso, retire os excessos de carne como se estivesse retirando filés da carne, mas com cuidado para não tirar demais, nem cortar o meio da peça.

Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
Marinada:

Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
Misture todos os temperos e adicione azeite e vinagre. Costumo usar uma proporção maior de azeite do que de ácido, pois dá mais suculência à carne, e como o lombo costuma ficar mais seco, é algo imprescindível. Já o ácido, ajuda a “amolecer” a carne, então, fica a critério a escolha das proporções. Para lombo de porco, especificadamente, recomenda-se 240ml de ácido (sucos cítricos, vinagre ou vinho) para 15ml de azeite.
Passe essa mistura por toda peça de carne e leve a geladeira em recipiente tampado por no mínimo 4h. Nessa receita, o lombo ficou por quase 24h na geladeira com a marinada.

Modo de Preparo:
Após o tempo de marinada, corte o abacaxi em cubinhos e a cebola em meia lua. Recheie o lombo e feche-o com auxílio de um barbante limpo.

Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
Em forno pré-aquecido a temperatura média, leve o lombo ao forno com papel alumínio e de 15 em 15 minutos, regue a carne com o caldo que a própria solta durante a cocção, isso impede que fique seco. No meu forno, após a primeira meia hora já era possível tirar o papel alumínio e deixar dourar por mais 30 minutos. Sempre regando.
Assim que pronto, sirva e lembre-se de tirar o barbante. Para acompanhar, arroz branco e salada são ótimas opções.

Receita-Lombo-agridoce-eu-capitu
Espero que façam e gostem! Até a próxima.
Link da receita original aqui.

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *