Receitinha: Ceviche de Peixe Branco

E aí pessoal, está todo mundo acompanhando a reta final das Olimpíadas? Por aqui, a equipe do blog anda vidrada nas competições e torcendo muito pelos atletas brasileiros, e como todo motivo é válido, nada como preparar uma comidinha gostosa para acompanhar os jogos. Além do mais, o ceviche é uma refeição super levinha, ótima para quem quer poupar os exageros para o final de semana, ou até mesmo para quem segue à risca sua dieta e não quer sair da linha.

O ceviche é uma receita tradicional do Peru, à base de peixe branco cozido em suco de fruta cítrica e acompanhado de temperos que vão de apenas cebola, coentro e pimenta até milho verde, pimentão e batata doce. É um prato bem versátil, adaptável, e de preparo muito simples, que das duas uma: ou você ama, ou odeia.

Essa receita, pra mim, é mais um compilado de técnicas e dicas, que servem para inúmeras outras preparações e é tão fácil, que nem vai ao fogo. Com exceção do acompanhamento, uma batata doce chips que é de comer rezando!

Então sem mais delongas, vamos aos ingredientes:

(Serve 4 pessoas)

Ceviche receita

  • 600g de peixe branco. Usei tilápia, mas pe possível usar linguado, St. Peter e até mesmo ousar com robalo. É importante que o peixe seja fresco de carne firme, para que não desmanche com a ação do suco cítrico e dos temperos.
  • 500ml de suco de limão taiti.
  • Pimenta dedo de moça a gosto
  • 1 Cebola roxa
  • Gengibre ralado a gosto (opcional)
  • Coentro a gosto
  • Sal
  • Pimenta do reino branca (pode ser a preta, mas para preparos de carnes brancas, é sugerido usar a pimenta branca)
  • Azeite
  • 1 Batata doce cortada em lâminas

Para quem gosta, acrescente pimentão, de preferência vermelho ou amarelo, pois são menos indigestos. São possibilidades de ingredientes: milho verde cozido, maçã verde, molho de pimenta, batata doce ou outros tubérculos cozidos, pepino japonês, tomate, além de tipos diferentes de peixe: o salmão, por exemplo, deve ficar divino nessa preparação. Use também diferentes frutos do mar como camarão, lula, polvo, etc.

Modo de Preparo:

Limpe os filés de peixe e corte-os em cubos de tamanhos iguais, para que o tempero penetre uniformemente na carne e a textura não se altere. Em caso de usar outros frutos do mar para incrementar o prato, também os limpe e se necessário realize um cozimento rápido. Coloque o peixe em um bowl sobre uma superfície com gelo ou adicione uma pedra de gelo aos cubos de peixe para manter a temperatura, afinal, peixe cru e calor excessivo não combinam.

Receitinha: Ceviche

Corte a cebola em lâminas finas e deixe-a submersa em água gelada e gelo por cerca de 15 minutos, para que a acidez da mesma diminua e suavize o ardor. Dessa forma, até quem não gosta de cebola crua consegue comer sem aquele sabor tão forte e marcante.

Ceviche

Retire as sementes da pimenta, que são o que proporcionam o forte ardor, e pique-a em pequenos pedaços. Rale o gengibre e corte finamente o coentro. Em caso de não gostar de coentro, substitua por salsinha, mas com certeza o coentro combina bem mais com o peixe. Se for o caso, coloque pouco, afinal esse sabor é essencial ao prato.

Junte todos os ingredientes ao peixe e tempere-o. Acrescente o caldo cítrico, que no meu caso foi de limão taiti, e que pode ser substituído por limão siciliano, laranja, lima, e até mesmo a mistura de duas dessas frutas cítricas, cerca de 10 minutos antes de servir o prato. Para um cozimento maior ou menor, basta marinar por mais ou menos tempo.

No meu caso, fiz o preparo e o tempero do peixe, e reservei na geladeira até a hora de servir, e mais ou menos 15 minutos antes acrescentei o suco de limão. É preciso ter cuidado com o suco de limão para que o prato não fique ácido demais, nesse caso, acrescente um pouco mais de azeite para balancear os sabores. O prato da foto abaixo tinha pouco suco de limão e pouco tempo de marinado, por isso ainda não estava tão cozido.

Receitinha: ceviche de peixe branco

Para o acompanhamento, a sugestão é chips de batata doce. Corte-as em lâminas com o auxílio de um cortador de alimentos, e frite-as em imersão, tomando cuidado com o ponto, pois elas passam muito rápido e podem queimar. As que fiz, deixei a casca para dar um toque mais rústico em contraste a delicadeza do peixe. Para isso lave bem as batatas e retire todas as sujeirinhas.

Ceviche Receitinhas Eucapitu

Não tem desculpa pra não fazer esse ceviche delicioso, então, quem provar e aprovar, conta pra gente e posta uma fotinha no insta @eu_capitu, ficaremos super felizes com a participação de vocês!

Beijos, Jana!

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *