Receitinha de Verão: Sanduíche de pernil desfiado com Coleslaw

Olá! Feliz 2017 a todos! Como passaram de festas? Por aqui pra variar foi aquela comilança desenfreada, afinal, festas de fim de ano são sempre um motivo pra enfiarmos o pé na jaca, né?! Mas, como janeiro é o mês oficial da dieta, traremos receitas levinhas pra balancear um pouco e também receitinhas pra inovar nas férias e aproveitar o calor e ar livre pra fazer um piquenique bem gostoso!

Então, sem mais delongas vamos à receita desse sanduíche delicioso que pode ser servido como antepasto pra comer com torradinhas, pão sírio, e até mesmo com salada para quem está de dieta. E obviamente como sanduíche em tipos diferentes de pães. Mais versátil que isso impossível!

Receitinha de Verão: Sanduíche de pernil desfiado com Coleslaw

Ingredientes:

Para o preparo do pernil:

  • 1,5 kg de pernil suíno
  • 1 cebola
  • 1 talo médio de salsão
  • 3 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado ou 2 tomates médios
  • 2 colheres de chá de molho inglês
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino
  • Pão de sua preferência

Coleslaw:

  • ½ repolho branco
  • ½ repolho roxo
  • 1 cenoura média
  • 1 maçã
  • 2 colheres de maionese

Modo de Preparo:

Corte o pernil em cubos grandes e tempere como de costume. Por aqui usei: os três dentes de alho amassados, meia colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de mostarda, uma colher de azeite, meia colher de sopa de ervas finas, pimenta do reino e sal a gosto.

Deixei marinando enquanto cortei os ingredientes do refogado: uma cebola que pode ser roxa ou branca, um talo de salsão, e os tomates.

Em seguida acrescentei azeite em uma panela de pressão e refoguei esses ingredientes. Poderia ter selado a carne antes, mas confesso que esqueci. Acrescentei a carne assim que a cebola e o salsão começaram a dourar e deixei que começasse o cozimento. Em seguida juntei o molho inglês, e um pouco menos de meia xícara de vinho tinto seco. Nas receitas que já vi usa-se cerveja, mas é totalmente opcional. Se usar alguma bebida alcoólica deixe que o álcool evapore e só depois acrescente água. Usei mais ou menos meio litro (dá pra perceber o quanto sou boa de medidas, né? Rs).

Deixei que cozinhasse por 40 minutos, pois não queria ter trabalho para desfiar, e assim fiz. Ao final desse tempo de cozimento, abri a panela e com a própria colher consegui desfiar a carne. Após esfriar, tampei a panela novamente e sacudi para garantir que não ficassem grandes pedaços. Acertei o sal, e quando coloquei na travessa que serviria, acrescentei um punhado pequeno de azeitonas já fatiadas e cebolinha verde fresca.

Para o coleslaw que nada mais é que uma salada de repolho, apenas corte os repolhos e a maçã e rale a cenoura, em seguida misture com a maionese. Em casa como não somos muito fãs de repolho roxo, utilizei apenas o branco. Se preferir tempere com sal e pimenta do reino.

Receitinha de Verão: Sanduíche de pernil desfiado com Coleslaw

Em caso de servir como um lanche para os amigos ou a família, usaria o pão francês ou o panhoquinha, que é bem comum na minha cidade. Mas também sugiro usar o ciabatta, baguette, pão de milho e até o pão australiano ou brioche.

Estas opções de pães menores seriam ideais para um piquenique pela praticidade, sendo assim, seria necessário que a carne e a salada fossem transportadas em potinhos herméticos, e mantidos em uma bolsa térmica com gelo, garantindo a segurança e qualidade dos alimentos, devido ao calor.

Receitinha de Verão: Sanduíche de pernil desfiado com Coleslaw

Receitinha de Verão: Sanduíche de pernil desfiado com Coleslaw

Quem fizer as nossas Receitinhas postem nas redes sociais e nos marquem! Facebook e Instagram

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *