Receitinha Festiva: Cebola roxa caramelizada

Olá!!! Todo mundo em clima de Natal por aí?! Por aqui estamos a todo vapor nessa época linda e tão encantadora. No post de hoje continuamos o cardápio sugestivo para a ceia natalina, e o prato que trazemos serve de acompanhamento e de entrada também, basta adaptar o preparo e apresentação.

A cebola caramelizada é cada dia mais comum em hambúrgueres, mas dessa vez ela servirá de acompanhamento para o nosso prato principal, um delicioso frango de Natal, a receita da semana passada.

Esse preparo também é conhecido como chutney de cebola, que é um pouquinho diferente, pois é uma conserva. E o melhor é que dá pra fazer com esse e outros legumes e fica igualmente delicioso.

Mas vamos ao passo a passo que é quase dificuldade 0!

Receitinha Festiva: Cebola roxa caramelizada

Ingredientes:

  •  6 cebolas pequenas com casca
  •  2 colheres de azeite de oliva tipo único
  •  ¼ de xícara de caldo de legumes ou um vinho de sua preferência
  •  1 colher de sopa de vinagre balsâmico
  •  2 colheres de sopa de açúcar
  •  Ervas da sua preferência
  •  Cebolinha verde para decorar

Modo de Preparo:

Lave bem e corte as cebolas em sentido longitudinal, pode ser ao meio ou em quatro partes que foi como fiz. Retire a casca com cuidado para não soltar nenhuma parte da cebola e deixe as extremidades, pois são elas que segurarão as “pétalas” e manterão o formato desejado. Se quiser fazer o chutney ou for servir como bruschettas como entrada, corte em rodelas finas.

Aqueça o azeite em fogo médio e cozinhe as cebolas mexendo delicadamente. Se tiver um pegador, use-o, pois ajuda a não desmanchar, caso não, apenas vá sacudindo a panela como se estivesse salteando delicadamente por 3 a 5 minutos ou até que doure. Acrescente o vinagre balsâmico e o açúcar, incorpore-os e deixe por mais 2 minutos ou até reduzir. Coloque as ervas e o caldo de legumes e cozinhe por 5 a 7 minutos, ou até que as cebolas estejam macias. Acerte o sal e se desejar coloque pimenta moída na hora.

Finalize com as cebolinhas que foram cortadas finamente, as minhas cortei na diagonal, e então sirva.

Gostaram dessa receita que é praticamente uma dica? Espero que sim!! E se fizer conta pra nós, é só marcar @eu_capitu no Insta ou no Facebook Eu Capitu! Beijos, Jana!

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *