Receitinha: Fraldinha com manteiga de ervas

Já deu pra perceber por aqui o quanto sou carnívora, né? Não resisto mesmo a um bom corte de carne suculento e sempre tento variar nas preparações pra não cair na mesmice, o que não foi diferente com essa fraldinha deliciosa.
Até pouco tempo atrás a fraldinha era uma carne não muito popular e muitas vezes era considerada uma carne de segunda. Mas, o que muitos não sabem é que esse corte é super versátil, saboroso, de preço acessível e de fácil preparo. Por aqui costumamos fazer sempre no forno com sal grosso e posteriormente barbecue, mas é possível preparar na panela de pressão, em churrascos, na frigideira, etc.
A idéia de fraldinha com manteiga de ervas surgiu em meio à dúvida do que fazer para um almoço de feriado em que não queríamos ter muito trabalho, nem passar horas na cozinha. A única certeza que tínhamos era do corte que seria preparado, e então ao observar os vasos de temperos da minha mãe (amo), decidi que eles casariam perfeitamente com uma boa manteiga caseira que tinha na geladeira e a fraldinha.

O preparo da manteiga é bem simples e pode ser feito em maior quantidade para uso futuro, basta enrolar a manteiga em plástico filme e manter acondicionada no congelador que dura bastante tempo, na hora de usar corte os pedaços na quantidade desejada e seja feliz, rs.
As ervas variam do gosto de cada um, portanto use e abuse do que mais te agradar.

Ingredientes:

Serve 4 pessoas

  • 1 peça de fraldinha de aproximadamente 1,5kg;
  • 1 tablete de manteiga em temperatura ambiente;
  • Sal a gosto;
  •  Pimenta do reino a gosto;
  • Ervas frescas e secas a variar do gosto de cada um, sugestões: alecrim, cebolinha,
    manjericão, ervas finas, chimichurri, salsa, coentro, etc;
  • Pimenta fresca;
  • 1 cabeça + 5 dentes de alho;
  • ½ colher de azeite

Modo de Preparo

Inicie limpando a peça de carne removendo excessos de gordura (eu deixei pois como a carne iria ao forno, a gordura impediria que a mesma ressecasse com facilidade, mas se preferir, retire). Em seguida cortei a carne para que coubesse na travessa que pretendia usar, se a sua peça couber inteira, faça-o assim mesmo.

Receitinha: Fraldinha com manteiga de ervas

Corte finamente todas as ervas, e misture aos demais, junto com a manteiga. Aqui fiz uma pastinha com alho, pimenta fresca e sal antes de juntar aos outros ingredientes. Para que seja mais fácil incorporar as ervas a manteiga, é essencial que a mesma esteja em temperatura ambiente ou ponto de pomada.

Receitinha: Fraldinha com manteiga de ervas

Espalhe essa mistura por toda a carne, garantindo que todos os pedaços tenham manteiga de ervas. Fiz esse processo com as mãos mesmo, mas quem não quiser fazer tanta bagunça ou sujar-se tanto pode optar pelas costas de uma colher. Se possível faça esse preparo em torno de 2h antes ou mais, para garantir que todos os sabores penetrem na carne.

Receitinha: Fraldinha com manteiga de ervas

Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 50min. Optei por não cobrir com papel alumínio, mas se preferir faça-o. Se tiver receio de que a carne fique seca, regue-a com o próprio caldo do cozimento, a cada 15/20min. Ao término da cocção da carne, deixe descansar por 10min para que os sucos voltem e a fraldinha não perca tanto líquido ao ser cortada.

Enquanto minha carne estava no forno tivemos a ideia de preparar pães de alho com a manteiga que sobrou, então adicionei um pouco mais de alho e espalhei em alguns pães que foram para o forno após o termino do cozimento da carne. O resultado foi sensacional!

Receitinha: Fraldinha com manteiga de ervas

Sempre falo isso, mas hoje não tem jeito: façam esse prato e nos contem, ele é sucesso por onde passa e mostra que diferentes cortes de carne rendem pratos deliciosos como muitas vezes não imaginávamos!
Até a próxima!
Beijos, Jana.

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte – MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *