Receitinha Junina: Milho Mexicano

Junho chegou e mais uma vez teremos um mês recheado de delícias temáticas de São João. Poucas épocas do ano são mais gostosas, né? Só de pensar já fico aqui com água na boca, rs. E dessa vez começaremos com uma receita bem diferente do usual, sem fugir do tema Junino: o milho mexicano!

Muito comum em restaurantes especializados em comida mexicana, esse milho vai de entrada a acompanhamento sem menores impedimentos. Fica uma delícia acompanhando uma carne bem suculenta, ou até mesmo dos pratos mexicanos mais comuns, como guacamole, que a Fer já nos ensinou aqui, tacos, burritos, entre outros. Pra quem quiser ousar, servir em um churrasco fará o maior sucesso, afinal, o preparo original é feito na churrasqueira, mas ensinarei um truque pra quem não tem ou não quer acender a churrasqueira só pra essa receita.

Essa é mais uma daquelas receitas que não tem desculpa pra não fazer, até porque cozinhar milho não tem segredo. Inclusive, uma dica pra matar os vizinhos de vontade é cozinhar o milho com um pouco da palha na panela, garanto que o cheiro delicioso de milho cozido vai se espalhar por todo lado.

Então vamos à receita que é super prática e fácil!

Ingredientes:

(Rende 2 porções)

  • 2 espigas de milho;
  • ½ xícara de maionese;
  • ½ colher de alho em pó;
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado na hora;
  • Coentro a gosto;
  • Páprica picante a gosto;
  • Azeite ou óleo vegetal;
  • Sal o quanto baste.

Modo de Preparo:

Retire a palha das espigas e limpe bem tirando todos os fiapos que ficam no milho. Se optar por cozinhar a palha junto ao milho, lave-a bem. Cozinhe então por cerca de 20 minutos, ou até que o milho esteja macio. Não costumo adicionar sal ao cozimento, pois o milho fica enrugado, então deixo para temperar a maionese, mas, se preferir, coloque o sal quando a água ferver.

Receitinha Junina: Milho Mexicano

Enquanto o milho cozinha adicione o alho em pó, a páprica e o queijo à maionese e finalize com sal de acordo com a necessidade. Como o queijo é bem salgado e isso varia bastante de um para outro, prove para saber quanto sal é necessário. Corte finamente o coentro e reserve.

Após o cozimento do milho, leve-o a uma frigideira ou panela bem quente, untada com azeite e deixe que o milho dê uma queimadinha. Quem tem churrasqueira só precisa espetá-lo e colocar na brasa. No meu caso, fui mais ousada e coloquei a espiga direto na chama do fogão e deixei que fosse queimando devagar, sempre conferindo para não queimar demais. Sugiro que essa parte seja feita com bastante cuidado, rs.

Para finalizar a receita é só passar a maionese temperada no milho e salpicar o coentro por cima e ser feliz!

Receitinha Junina: Milho Mexicano

Mais fácil impossível né?

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *