Receitinha: kafta ao molho de hortelã

As Olímpiadas acabaram; o masterchef acabou e parece que não temos mais motivos para viver até pelo menos o fim do período eleitoral não é mesmo?

Engano nosso!

Tem paraolimpíadas até o final de setembro e os heróis de verdade vêm ai! Então quem puder prestigiar esses super humanos não perca a chance! Junte a família, chame os amigos, torçam com a mesma disposição que tivemos pra gritar pros nossos maravilhosos atletas que nós emocionaram nesses últimos dias.

Aqui no Eu, Capitu ainda estamos em espírito olímpico e nossos posts para receber os amigos foram quase uma viagem multicultural! Começamos com um delicioso Homemade Burguer que tem inspirações nos food trucks, tradição do campeão olímpico USA; tivemos a mistura de cores do México, demos um pulinho lá no Chile com um ceviche maravilhoso e hoje vamos às arábias com essa receitinha que vai dá chapa à churrasqueira!

Eu amo culinária árabe! Parte da família do meu pai tem um pezinho no Líbano e eu cresci acostumada a comer toda a variedade de temperos diferentes com nomes estranhos tipo Zaatar e Zimbro.

Minhas melhores lembranças de infância são das trouxinhas de repolho que minha avó fazia! Quase sempre tinha um almoço árabe que começava com ela nos chamando de “Halla Habib Ayuni” e era acompanhado de Mjadra, Tabule e muito hummus!

Memórias afetivas a parte, vamos ao que interessa que a essa hora já ta todo mundo curioso pra saber como faz essa maravilhosidade!

Anotem aí!

Para o Molho de Hortelã

Ingredientes:

molho de hortelã

1 pote de iogurte natural* (170g) ou de coalhada

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de hortelã picada

Sal a gosto

*Quem preferir pode usar o grego o molho só vai ficar um pouco mais consistente.

Modo de Preparo:

Em uma tigelinha, junte todos os ingredientes. Misture delicadamente e reserve na geladeira até servir.

Para a Kafta

Ingredientes:

kafta com molho de hortelã

600g de patinho moído

½ cebola picada fina

2 colheres de sopa de salsinha picada

2 colheres de sopa de coentro picado

1 colher de sopa de hortelã picada

1 colher de chá de cominho

2 colheres de chá de páprica doce

½ colher de chá de canela

½ colher de chá de pimenta síria*

Raspas de 1 limão

½ colher de chá de sal

Espetos de bambu

1 colher de chá de azeite

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, coloque os espetos e complete com água fria. Deixe os de molho enquanto prepara a carne isso evita que eles queimem na hora de grelhar.

Em um bowl, junte a carne moída, a cebola e as ervas picadas. Tempere com o sal, o cominho em pó, a páprica doce, a pimenta, a canela e as raspas de limão. Com as mãos, misture até ficar homogêneo.

Retire os espetos da água, e com a mão molhada molde as Kaftas uma porção de carne ao redor do espeto.

Receitinha: kafta ao molho de hortelã

Leve em uma chapa ou frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, unte com azeite e arrume os espetinhos lado a lado. Quando um lado estiver dourado, vire para que o outro grelhe por igual. Sirva quente com o molho de hortelã.

kafta

Essa receita além de deliciosa e super aromática fica uma delícia se feita na churrasqueira, confesso que gosto tanto de kaftas que já comi em forma de almôndegas no fondue! rs

Fica a dica pra fazer uma nova mistura e aproveitar esse frio fora de hora que está fazendo!

IMG-20160825-WA0042

Espero que tenham gostado! Beijos Fê

Escrito por Fernanda Barros


Bióloga metida a chef nos finais de semana.

Petrópolis – Rj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *