Receitinha: Risoto de Alho Poró e Bacon

Olá pessoal!

Durante a semana passada estive na casa dos meus pais em Minas Gerais e por lá risoto é receita cativa. A mais comum é a receita de risoto de limão siciliano com um bom steak ao ponto, deu até água na boca rs. A Fer já fez um risoto lindo de camarão por aqui, então teremos duas opções de receita pra esse prato que faz tanto sucesso! Os princípios e as bases são os mesmos. Basta escolher o sabor que mais te agrada e arrasar no preparo. Pensei no bacon e alho poró pela unanimidade do bacon e por ser ingredientes mais acessíveis e de preparo mais prático.

Com a chegada do final do ano, quem quiser arrasar em confraternizações com os amigos, pode apostar em um risoto que com certeza será sucesso!

Na receita de hoje começaremos com o preparo do caldo de legumes. Se você encontrar um caldo pronto de boa qualidade no mercado, basta pular essa etapa. Sugiro usar o caldo em tabletes em último caso. Fazendo uma vez, é possível congelar o caldo que sobrar do preparo, e sempre que precisar é só descongelar, é uma opção bem mais prática e saborosa.

Ingredientes:               

(Rende 4 porções)

  • 2L de água para o caldo de legumes
  • 1 talo de alho poró com as folhas
  • 3 cebolas médias (2 para o caldo uma para o risoto)
  • 2 cenouras pequenas ou 1 grande
  • 3 dentes grandes de alho
  • 2 colheres de manteiga sem sal + 1 para finalização do prato
  • 200g de bacon
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo por pessoa
  • ½ taça de vinho branco seco de boa qualidade
  • Queijo parmesão à gosto

Modo de Preparo:

Primeiramente limpe o alho poró. Como na maioria das vezes ele tem terra por dentro, uma dica é cortá-lo ao meio no sentido do comprimento, cortar em rodelas finas e colocar em um recipiente com água. Assim a terra decantará e basta terminar a lavagem e escorrer bem.

foto2-2

Processed with VSCO with 10 preset

Para o caldo de legumes, utilizei as folhas do alho poró, cenouras, cebolas lavadas e com a casca, os dentes de alho apenas amassados e sal, pois já tinha um pouco de outro caldo de outra ocasião, então apenas completei. Você pode colocar tomates, salsão, enfim, os legumes que preferir. Quanto maior a variedade, mais sabor. Ferva-os em aproximadamente 2L de água por pelo menos 1 hora, então inicie esse preparo bem antes do risoto. O caldo deve estar quente ao ser incorporado ao arroz.

Antes de preparar o arroz, frite o bacon e o alho poró e reserve-os, o alho deve apenas amolecer para que não suma durante o cozimento.

risoto

Corte uma cebola em cubos pequenos e frite-a na gordura que o bacon soltou com duas colheres de manteiga.

Processed with VSCO with 4 preset

Nessa cebola que deve apenas ficar translúcida, acrescente o arroz arbóreo e deixe que frite levemente sem dourar. Coloque então o vinho e mexa bem, durante esse processo o álcool do vinho evaporará deixando apenas seu sabor.

Processed with VSCO with 4 preset

Quando o vinho secar, comece a incorporar o caldo de legumes, com o auxílio de uma concha e uma peneira. Nessa etapa é crucial sempre mexer o arroz para que o amido seja liberado, e o risoto fique cremoso, afinal, essa é a principal característica desse prato e acontece naturalmente. Acrescente o caldo concha por concha e misture bem, provando sempre durante esse processo. O ponto do arroz deve ser al dente, se quiser, um pouco mais cozido, mas nunca cozido demais.

Ao final do cozimento coloque uma colher de manteiga para dar brilho à preparação e queijo parmesão ralado a gosto. Sirva ainda quente.

Durante o preparo do arroz, cortei mais um pedaço de bacon em cubos bem pequenos e fritei a fim de fazer um crispy. Reservei em papel toalha e deixei que secasse bem. Usei esse bacon para decorar cada prato junto com mais queijo parmesão ralado. No meu, coloquei lascas de queijo que fiz com um descascador de legumes, apenas para dar uma bossa ao prato 🙂 .

Receitinha:risoto de bacon e alho poró

Espero que gostem de mais essa receita e façam em casa! Marque-nos no insta @eu_capitu e contem pra gente! Beijos, Jana!

 

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *