Receitinha: Salada Morna

Com o inverno cada dia mais rigoroso que estamos enfrentando no Sul/Sudeste ninguém quer saber de comer saladas ou comidas frias, não é? Inverno é sinônimo de preguiça, cobertas, e o melhor: caldos, sopas, e comidas quentes em geral. Afinal, não tem sensação melhor do que fazer aquele carinho no estômago com uma comida quentinha e bem gostosa, rs. Então que tal uma salada morna?

A receita de hoje era bem comum na minha infância/adolescência quando ia a um restaurante da minha cidade e essa salada vinha de acompanhamento de uma chapa de carnes, e desde então, é opção cativa, pois além do sabor é prática e uma forma diferente de variar o cardápio do dia a dia com ingredientes que costumamos ter em casa.

Para quem segue rigorosamente a dieta e nem pensa em enfiar o pé na jaca no inverno, essa receita cairá com uma luva, afinal, tem apenas ingredientes saudáveis e é super leve, incrementando as refeições com muito sabor e de maneira saudável!

Ingredientes:

 

  • 1 cebola média;
  • Cebolinha verde a gosto;
  • ½ xícara de alho porró (opcional);
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • ½ colher de sopa de molho de soja;
  • Sal e pimenta a gosto;

 

Modo de Preparo:

A preparação desse prato é mais saborosa se feita em um fundo de panela, que nada mais é do que a “crosta” deixada pelo preparo de alguma carne. No meu caso, tinha selado alguns bifes para o almoço e aproveitei os sabores para a salada. (É interessante que o fundo não queime, como quase aconteceu comigo, rs.)

Comece cortando e lavando todos os ingredientes. Por aqui o repolho foi cortado com aproximadamente meio dedo de largura, sem muito critério, cuidando apenas para que não ficasse muito diferente, o que pode fazer com que a cocção aconteça em tempos diferentes, o que não é o objetivo.

Receitinha: Salada Morna

A cenoura foi cortada em tirinhas, mas poderia apenas tê-las ralado na parte mais grossa do ralador, se fizer tirinhas, tente cortar o mais fino possível, caso contrario elas demorarão demais para cozinhar.

No mais, apenas fiz cortes em meia lua na cebola e as cebolinhas cortei em sentido diagonal. O alho poró já tinha no congelador de casa, mas é só cortar como de costume.

Receitinha: Salada Morna

Depois de todos os ingredientes cortados e separados, basta realizar o preparo propriamente dito: na panela quente, adicione o azeite e frite a cebola e o alho poró. Em seguida, acrescente a cenoura e deixe que refogue bem, aconselho pingar um pouco de água para que ela cozinhe de leve, mas não deixe de ficar al dente. Junte então o repolho e mexa bem envolvendo todos os ingredientes, inclusive incorporando o molho de soja. Após os ingredientes murcharem bem, acerte o tempero e acrescente a cebolinha. Pronto! Precisa de receita mais prática?!

Receitinha: Salada Morna

Tá cada dia mais fácil se manter firme na dieta mesmo no inverno, não é? Pra quem não come carne, basta preparar essa salada em uma panela limpa e ela ficará igualmente deliciosa!

Receitinha: Salada Morna

Faz e conta pra gente, viu?!
Beijos, Jana!

 

Escrito por Aline Mota


Maravilha - SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *