Receitinha: Sorvete de Maracujá

Com o início da primavera e o dia do sorvete (23/09) que não passou despercebido por aqui, resolvi unir o útil ao agradável com essa receita simples que tem o melhor: não precisa de sorveteira.  Não sei vocês, mas eu AMO sorvete, é de longe uma das minhas sobremesas preferidas, e se for de fruta então, ganha meu coração. Sempre fui a diferente que preferia doces de frutas ao chocolate, e, com exceção do doce de leite, nada como o sabor refrescante e das frutas para agradar ao paladar. Escolhi o sorvete de maracujá, pois além de ser refrescante, é uma das frutas que mais gosto, e tinha bastante polpa no congelador, mas isso é completamente a critério, escolha sua fruta a gosto e aproveite esses sabores maravilhosos.

Ingredientes:

  • 140ml de polpa de maracujá, que equivalem a 3 unidades.
  • 150g de creme de leite fresco
  • 1 lata ou caixa de leite condensado
  • 170g de iogurte integral sem sabor
  • 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha (opcional)

Nas receitas que pesquisei, usava-se o creme de leite fresco para o chantilly, mas pasmem, não encontrei em nenhum mercado da minha cidade. Então resolvi testar com o creme de leite de lata, que contém mais gordura que o de caixa. Já havia feito chantilly com creme de leite de caixa, mas resolvi testar o de lata e adivinhem: não deu ponto. Depois de um tempinho pronto, ele engrossou e quando juntei à mistura do maracujá, ficou mais cremoso. Já sabia que a consistência não seria a mesma da receita original, mas foi o jeito. Também deu certo, e na minha opinião, tão bom quanto os demais. Ps: acabei de descobrir que usei mais creme de leite do que deveria, rs.

sorvete d emaracujá

Modo de Preparo:

Antes de começar o preparo, coloque no congelador o recipiente que irá dispor o sorvete. Não sei se faz diferença no final, mas li e resolvi testar, rs.

Retire a polpa dos maracujás e separe-os das sementes. Costumo pulsar levemente a polpa no liquidificador, com cuidado para não triturar as sementes e depois coar, mas também é possível aquecer levemente no microondas ou em fogo baixo e peneirar. Se preferir, reserve as sementes para decorar o sorvete. Como já tinha polpa congelada, apenas tirei um pouco antes do preparo e deixei descongelando.

Na batedeira, bata o creme de leite até virar chantilly. Não dá pra estimar um tempo, pois isso depende da batedeira, do creme de leite, e se fizer à mão (boa sorte) demorará bem mais. Cuidado com o ponto, pois creme de leite se batido demais vira manteiga, principalmente o fresco, então para saber o ponto, é só virar o batedor de cabeça pra baixo e observas se formam picos firmes. Leve à geladeira.

À parte misture o leite condensado, iogurte, a baunilha e a polpa da fruta, essa mistura engrossa facilmente. Se tiver reservado as sementes, essa é a hora de usá-las.

Junte a mistura ao chantilly e homogeneíze bem. Transfira para o recipiente que estava no gelando e cubra com tampa o sele bem com papel filme. Leve ao congelador por pelo menos 6 horas.

foto3

Pra mim, ficou com sabor de mousse de maracujá, e olha, não teria como ficar melhor. Para um sabor mais azedinho, eu sugeriria tirar uma parte do leite condensado.

Essa delícia como sobremesa de um almoço com a família ou amigos fará o maior sucesso. Faz e conta pra gente!
Beijos e bom feriado!
Jana.

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte – MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *