Receitinha Vegan: Grão de Bico Crocante

Em meados de dezembro, entre um post e outro recebi uma mensagem de uma amiga pedindo uma receita Vegan. A Ju é uma moça linda, feminista, aquela ativista que dá gosto de ler e acompanhar seu posicionamento. Ela é vegetariana desde sempre e agora quer cortar os laticínios de sua alimentação, e me pediu ajuda com algumas receitinhas. O post de hoje com certeza não ajudará apenas ela, mas a muita gente que busca essa mudança, mas nem sempre sabe por onde começar.

Confesso que não foi fácil essa receita sair, quando Juliana me contatou fiquei de fazer uma pesquisa, afinal, só sabia o básico sobre a alimentação vegana. Mas, o tempo foi passando, outras receitas vieram e na semana passada fui lembrada da receita. Dessa vez não tinha mais jeito, computador em mãos, fui às pesquisas em busca de uma receita prática e que mostrasse que todos podem comer e preparar sem maiores preconceitos, porque confesso: eu tinha e ainda tenho certo preconceito, que com as pesquisas foram e estão sendo quebrados aos poucos. Quantos foram os pratos maravilhosos e apetitosos que vi e já salvei para reproduzir, e o melhor: quantas são as receitas mais comuns do que imaginamos, que pasmem: são vegans e nunca tínhamos parado para prestar atenção nesse detalhe.

Como queria começar com um prato fácil, apostei em um petisco super versátil que atende tanto a uma reunião de comes e bebes com os amigos, quanto um lanchinho saudável e muuuuito gostoso, que quebra o galho na hora da fome inesperada.

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão de bico cozido
  • Especiarias e temperos secos a gosto
  • ½ xícara de chá de azeite
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Antes de qualquer coisa é preciso deixar o grão de bico de molho por no mínimo 6 horas. Passado esse tempo, troque a água do molho por água limpa e cozinhe em panela de pressão com 3 xícaras de água, por aproximadamente 20-25 minutos em fogo alto, após a panela pegar pressão. Desligue o fogo, retire toda a pressão da panela e só então abra. Escorra bem o grão de bico e garanta que ele ficará bem seco, para isso uma peneira e um pano seco resolvem bem. Quanto mais seco, mais crocante.

Transfira para uma fôrma e adicione os demais ingredientes. Por aqui usei salsa desidratada, pimenta calabresa, sal e páprica picante. Ia usar pimenta do reino também, mas acreditei que ficaria picante demais e não foi necessário.

Receitinha Vegan: Grão de Bico Crocante

As ervas e especiarias são ao gosto de cada um, então, capriche no que você mais gosta e seja feliz, rs. Eu colocaria até um dente de alho amassado, mas também deixei de lado a ideia, pois não queria que o sabor do alho contaminasse os grãos.

Receitinha Vegan: Grão de Bico Crocante

Dependendo do forno, 30min são suficientes, mas vá provando e sempre mexendo afim de que os grãos continuem espalhados e assem por igual. Nos últimos 5 minutos, acrescentei meia colher de manteiga (o que fez com que deixassem de ser 100% vegan, mas esse é um passo que pode ser descartado) e deixei que aquele sabor invadisse todos os grãos, e olha, indico muito esse passo, porque faz total diferença, manteiga é vida <3!

Retire do forno, deixe esfriar e coma sem moderação, rs. Acompanhado de uma cerveja, um bom vinho ou até mesmo sirva como croutons, esse grão de bico como acompanhamento de uma boa sopa deve ser irresistível!

Receitinha Vegan: Grão de Bico Crocante

Façam e contem pra gente! Esse petisco é delicioso e com certeza fará o maior sucesso. E como disse anteriormente, me empolguei com essas receitas vegans, e com certeza vem mais por aí!
Beijos, Jana!

Escrito por Janaina Soares


Estudante de Engenharia apaixonada por cozinha, moda e beleza. Por aqui compartilharei receitas práticas e deliciosas! Belo Horizonte - MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *